O enfraquecimento do dólar australiano é necessário para ajudar a reequilibrar o crescimento da economia do país, disse o presidente do Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Glenn Stevens. "Continuo a pensar que a moeda mais desvalorizada do que atualmente seria útil para o reequilíbrio das fontes de crescimento da economia", disse Stevens.
O dólar australiano atingiu o seu nível mais alto em quatro meses nesta semana, alimentando preocupações de que a sua força poderia extinguir o crescimento das exportações. Segundo Stevens, a importância global da economia da China aumenta cada vez mais. Para o presidente do RBA, a economia australiana é influenciada pela economia chinesa, sua maior parceira comercial.
No segundo trimestre, a economia cresceu 2,6% ante o ano anterior, enquanto entre abril e junho de 2012 o produto interno bruto (PIB) da Austrália foi de 4%. Enquanto o dólar australiano está aproximadamente 10% abaixo dos picos alcançados em abril, o RBA não deve alterar a sua taxa de juros.
Mesmo achando que a alta do dólar não é sustentável, os dados recentes da China contribuem para o movimento de alta da moeda Austrália frente ao dólar. Além disso, Stevens observou que a inflação global continua baixa.