Os preços dos contratos futuros de petróleo em Nova York fecharam em leve alta nesta sexta-feira, em um mercado com baixo volume de negociações, já que os investidores esperam o barril cair abaixo dos 100 dólares.
O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em novembro fechou em alta de 14 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$100,81.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em dezembro fechou em US$109,94 no Intercontinental Exchange (ICE), em alta de 83 centavos com relação ao fechamento de quinta-feira.
"A fragilidade do dólar é um fator de alta para as matérias-primas em dólares" como o petróleo, lembrou Tim Evans, especialista em energia do banco Citi.
Desde a saída da crise política sobre a dívida e o orçamento nos EUA, o dólar caiu na quinta e nesta sexta-feira a mínimos em oito meses, em particular frente ao euro.
"Além disso, o mercado físico está bem abastecido, com crescimento robusto da produção norte-americana e uma frágil taxa de utilização da capacidade (instalada) de produção nas refinarias, que infla as reservas" de petróleo nos EUA, acrescentou o analista.
Operações de manutenção reduzem a atividade das refinarias nesta época do ano.
Além disso, segundo Robert Yawger, da Mizuho Securities USA, "os volumes (de operações) foram frágeis porque os investidores não sabiam se a cota psicológica de 100 dólares seria superada".