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Estado de Minas

Supermercados de bairros conquistam consumidores de BH

Pesquisa mostra mudanças de hábitos dos consumidores belo-horizontinos


postado em 23/10/2013 17:54 / atualizado em 23/10/2013 17:48

Aumenta preferência por supermercados menores às grandes redes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Aumenta preferência por supermercados menores às grandes redes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O percentual de consumidores que priorizam os supermercados de vizinhança para fazer pequenas compras passou de 23,3% para 64,5% em dez anos, segundo pesquisa encomendada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), realizada pelo Instituto Fides e e apresentada hoje, durante a 27ª Superminas, em BH. A justificativa de “proximidade da residência” passou de 35,64% para 68,30% no período.

O levantamento também constatou que nesses 10 anos, o consumidor ficou mais exigente. Aumentou de 8,67% para 26,70% a afirmativa de que o atendimento do pessoal nos supermercados “não satisfaz as expectativas” do cliente e caiu de 86,66% para 68,70% a percepção de que o atendimento “supera as expectativas”. Sobre a variedade de produtos comercializados em supermercados na capital, a avaliação “ótima” desceu de 14,67% para 8%; regular subiu de 16,33% para 23,30%. Já a avaliação de “boa” ficou quase estável, caindo de 64% para 63%.

A pesquisa também apontou que o poder de compra passou de 9,67% em 2003 para 49% em 2013. Além isso, 57% dos pesquisados disseram que escolhem um produto pela qualidade; enquanto 32,4% decidem pelo preço e 9,6% pela marca.

Quando o assunto é o meio ambiente e a sustentabilidade, a pesquisa mostra que 61% dos consumidores não comprariam em um supermercado que oferece sacola não biodegradável, que poluem o meio ambiente. Já 32% continuariam comprando nesses supermercados. Depois da pesquisa, 71% das pessoas prometeram que utilizariam menos sacolas plásticas e 23% continuariam a utilizar a mesma quantidade.

A Pesquisa Hábitos de Consumo em Supermercados foi realizada pelo Instituto Fides com 550 consumidores, 59% do sexo feminino e 41% sexo masculino, em domicílios de Belo Horizonte, nos dias 28 e 29 de setembro de 2013.


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