Se você quer correr uma maratona, realizar algum projeto pessoal ou fazer uma viagem exótica, o aplicativo social Tysdo – Things you should do (Coisas que você deveria fazer, em português) pode ajudá-lo. O app móvel, disponível para iOS, desenvolvido por um grupo de mineiros, chega ao mercado com a proposta de ajudar os usuários a realizar desejos a partir do compartilhamento de fotos. Em pouco mais de dois meses de funcionamento já são 9 mil usuários, parcerias e contratos de peso. Recentemente, a startup foi, inclusive, escolhida pela Mobile Futures Brasil, no projeto Mondelez (Kraft Foods), para trabalhar com a marca Halls.
De acordo com a cofundadora e diretora-executiva da Tysdo, a mineira Roberta Vasconcellos, a empresa foi premiada com R$ 50 mil que serão reinvestidos em um projeto desenvolvido para a Halls e que estará disponível em 90 dias dentro do próprio aplicativo. “A ideia é a junção do ambiente corporativo com o mundo das startups para criamos algo inovador”, conta. “O que a gente propõe é compartilhamento com contexto. Os desejos das pessoas têm muito valor para as marcas”, acrescenta. Roberta lembra que na edição americana desse projeto o aplicativo Waze foi o contemplado.
LISTA DE TAREFAS
Além dos desafios patrocinados pelas empresas, que dão a possibilidade de promover experiências com usuários, mas também com funcionários para garantir melhorias internas, Roberta lembra outros dois modelos de monetização do aplicativo. Um deles é a lista de tarefas, em que os usuários criam listas com temas variados, como sugestões para outras pessoas, como o passo a passo para escrever um livro, coisas a serem feitas antes de se casar ou dicas de roteiros de viagens, e as vendem por US$ 0,99.
“Se sou um personal trainner, por exemplo, posso fazer uma lista dando dicas do que a pessoa deve fazer para correr uma marotana”, sugere Roberta. O último modelo de monetização do negócio, segundo Roberta, são as tarefas patrocinadas, em que as pessoas interessadas em realizar algum desejo recebem orientações sobre onde realizá-lo. “Em vez de sugerir que a pessoa decore seu quarto, podemos sugerir que façam isso com determinada empresa”, explica. Entre os planos de expansão para os próximos meses, viabilizados por um investimento anjo, Roberta destaca a ampliação da equipe e novos investimentos no produto, como o desenvolvimento da versão para Android.