O governo da China vai aumentar a oferta de terras no setor imobiliário e expandirá os gastos públicos no setor para disponibilizar imóveis à população com preços mais acessíveis, disse o presidente Xi Jinping, em encontro com especialistas da área.
A China tem tentado frear a alta nos preços dos imóveis e construir mais casas de baixo custo nos últimos anos, mas o governo não tem alcançado os resultados pretendidos, com muitos casos de fraude.
"Solucionar as necessidades imobiliárias para as massas é uma tarefa de longo prazo", afirmou, embora tenha ressaltado que não têm surgido soluções para as necessidades do setor para as famílias de baixa renda.
O presidente alertou em comunicado postado no site do governo que as reformas têm que persistir com uma abordagem mais pró-mercado, para que as necessidades imobiliárias de diferentes setores sejam atendidas.
Xi disse que haverá uma categoria de famílias de baixa renda que enfrentará dificuldades para comprar imóveis, portanto o governo precisará compensar esse problema e garantir que essas pessoas tenham segurança.
Os comentários de Xi ocorrem antes de um encontro do Partido Comunista entre os dias 9 e 12 de novembro, quando as lideranças políticas do país deverão discutir e propor reformas para a economia.