(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte recebe primeiro circuito gastronômico voltado para cervejas especiais

Beer Chef reúne chefs de cinco dos melhores bares e restaurantes de BH, propondo uma harmonização de pratos da cozinha mineira com os sabores das cervejas especiais


postado em 31/10/2013 15:20 / atualizado em 01/11/2013 10:19

(foto: Una Divulgação)
(foto: Una Divulgação)

A demanda por cervejas especiais, gourmet e artesanais cresce em ritmo acelerado em todo o país e, para atender essa demanda, a Estrela Brasil Produções, em parceria com o Centro Universitário Una e a Gusto Distribuidora, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Bebidas de Minas Gerais (SindBebidas), promovem até o dia 9 de novembro o primeiro circuito gastronômico dedicado exclusivamente às cervejas especiais em Belo Horizonte, o Beer Chef. De acordo com o coordenador do curso de gastronomia da Una e idealizador do circuito, chef Edson Puiati, o evento gastronômico busca incentivar profissionais a explorarem a diversidade de estilos da bebida na harmonização com pratos tradicionais e da alta gastronomia.

Segundo o chef Edson Puiati, Minas Gerais é o maior Estado produtor de variedades em cervejas artesanais. "Minas Gerais é para o Brasil como a Bélgica para o mundo cervejeiro em diversidades artesanais. Diante do crescimento desse setor, nosso objetivo com o circuito gastronômico é provocar o conhecimento aos estabelecimentos de BH e todo o Estado para a harmonização de pratos com essas cervejas, para gerar melhores negócios", explica. O Beer Chef reúne chefs de cinco dos melhores bares e restaurantes de BH, propondo uma harmonização de pratos da cozinha mineira com os sabores das cervejas especiais.

Os estabelecimentos participantes dessa primeira edição são os restaurantes Xapuri, Rima dos Sabores, Mercearia 130, La Palma e o Bar Agosto Butiquim. Os valores dos combos do circuito, que incluem o prato e a cerveja harmonizada, variam entre R$ 28 e R$ 45. Para o coordenador do curso de gastronomia da Una, chef Edson Puiati, a harmonização de pratos salgados e até sobremesas com cervejas ainda é pouco explorada pelos profissionais brasileiros. “O papel da Una nesse circuito vai ser de levar a informação, a cultura e cursos que deem a possibilidade de os chefs e do consumidor em geral aprenderem mais sobre as cervejas e suas harmonizações”.

A ideia de realizar o Beer Chef surgiu durante o I Congresso Brasileiro de Empreendimentos da Cerveja, que teve o apoio do Una Gourmet - um projeto de extensão gastronômico do Centro Universitário Una.

Artesanais


Em Minas Gerais, a demanda por cervejas artesanais – feitas sem recursos industriais – tem um aumento de 15% ao ano, desde 2007, de acordo com dados do Sindbebidas. Segundo Marco Falcone, vice-presidente do sindicato, os festivais gastronômicos no Estado têm grande influência nesse setor, mais do que a mudança de estações, que é mais decisivo para as cervejas industriais.

“Em Minas, as cervejarias Falke, Walls, Backer e Krug Bier têm mais de 30 rótulos artesanais, inclusive cervejas próprias para o consumo no inverno, focadas em harmonização de pratos que competem com combinações de vinhos. Todas as cervejarias mineiras estão em processo de expansão para atender a demanda, de um público que além do prazer de consumir busca o conhecimento na cerveja, novos tipos do produto, matérias-primas nobres, novos sabores, aromas e toda a carga histórica e cultural da bebida que acompanha a civilização humana”, ressalta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)