Metalúrgicos mineiros realizam na tarde desta segunda-feira manifestações no Anel Rodoviário, em frente a empresa Stola do Brasil. Os protestos começaram na semana passada, quando a categoria fechou parte da BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, próximo a fábricada Fiat. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Contagem e Região, os protestos são contra o banco de horas e o reajuste de 5,9% proposto para a categoria pelo Sindicato Patronal.
A categoria dos metalúrgicos está em campanha salarial unificada desde o final de julho, reivindicando melhorias salariais. De acordo com o sindicato, a categoria lutava por um reajuste de 13%, mas reduziu a demanda para 10% de aumento.
Segundo o sindicato, a negociação da campanha salarial dos metalúrgicos de Minas Gerais chegou a um impasse porque os patrões do setor apresentaram uma única proposta de reajuste salarial, que está distante da reivindicação dos trabalhadores, e a categoria é contra a implementação do banco de horas, que é proposto pelos empresários. Em assembleia realizada na sede do sindicato na semana passada, os metalúrgicos rejeitaram por ampla maioria o banco de horas e aprovaram o Estado de Greve.
Na próxima quinta-feira, está marcada uma reunião de mediação entre as partes na Superintendência Regional do Trabalho (SRT) para tentar resolver o impasse. São mais de 250 mil metalúrgicos em todo o Estado.