As vendas no varejo da zona do euro caíram 0,6% em setembro, na comparação com agosto, e subiram 0,3% em relação a setembro do ano passado, segundo dados da Eurostat. Os dois resultados vieram abaixo da previsão dos economistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam queda mensal de 0,4% e alta anual de 0,7%.
A Eurostat também reduziu os cálculos de agosto, para mostrar que as vendas no varejo cresceram 0,5% sobre julho, em vez de 0,7% como informado inicialmente. No entanto, nos três meses encerrados em setembro as vendas no varejo da zona do euro subiram, o que indica que a volta do bloco ao crescimento econômico prosseguiu pelo segundo trimestre consecutivo, embora a um ritmo lento.
Os gastos dos consumidores da zona do euro permanecem baixos diante da alta taxa de desemprego e do pequeno crescimento dos salários. A queda das vendas no varejo foi observada em todo o bloco, mas teve declínio mais forte na Espanha e em Portugal, de 2,5% e 6,5% na comparação mensal, respectivamente.