Os valores de carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro cresceram 3,6% sobre igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com setembro, a carga subiu 1,7%.
Com participação de cerca de 60% da carga do SIN, o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste tem sido fortemente afetado pelo comportamento da indústria, que não apresenta uma dinâmica de recuperação bem definida. De acordo com o ONS, o subsistema registrou estabilidade em outubro se comparado ao igual período do ano passado. Já frente a setembro, o indicador de carga cresceu 1,3%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação positiva de 1,9% em relação ao mesmo período anterior. No boletim, o ONS destacou ainda que o comportamento da carga foi influenciado pela ocorrência de temperaturas elevadas.
O boletim ressaltou o crescimento de 24,9% em outubro da carga no Subsistema Norte, justificada pela integração de Manaus ao Sistema Interligado a partir do dia 9 de julho. Frente a setembro, a carga registrou uma queda de 1%.
O Subsistema Nordeste apurou um incremento de 7,9% em relação a outubro do ano passado e de 3,3% sobre o mês anterior. Já o Subsistema Sul verificou um aumento de carga de 4,7% ante o igual período de 2012 e uma alta de 3,2% sobre setembro deste ano.