O valor médio dos presentes de Natal não deve ultrapassar R$ 150, de acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com 110 empresários da capital mineira.
A pesquisa também apontou que a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores é o parcelado no cartão de crédito, seguida estão o cartão de débito, dinheiro, cheque pré-datado, parcelado no crediário e no cartão da própria loja.
Em relação à escolha do presente, roupa é o item mais apontado pela pesquisa, seguido de calçados, brinquedos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, alimentos e bebidas, entre outros.
O pagamento do 13º salário, de acordo com 42,37% dos empresários é o item que mais estimulará as vendas. Já os fatores que podem prejudicar são inflação, concorrência com os produtos importados, inadimplência, entre outros.
Expectativa
A pesquisa da CDL/BH também apontou que os comerciantes da capital mineira estão otimistas quanto ao crescimento nas vendas no próximo ano. A expectativa da maioria dos entrevistados (58,33%) para 2014 é positiva, para 25% é indiferente e para 16,67% é negativa.