Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem voltaram a ocupar a BR-381, em Betim, Grande BH, na manhã desta terça-feira. Em campanha salarial há três meses, os manifestantes atearam fogo em pneus e bloquearam o sentido Belo Horizonte/São Paulo. O protesto ocorreu próximo à Refinaria Gabriel Passos (Regap), altura do km 485. O sindicato que representa a categoria informou que a manifestação começou às 5h e só acabou quando a passeata chegou à Fiat Automóveis, principal empresa do setor no estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as pistas foram liberadas em ambos os sentidos por volta das 8h.
A mobilização ocorre simultaneamente em todas as capitais do país e é organizada pela CUT e as demais centrais sindicais para reivindicar o fim do fator previdenciário e a imediata correção da tabela de Imposto de Renda. Às 14h, está programada uma manifestação na porta do INSS, na Avenida Amazonas com Rua Tupinambás, no Centro da capital.
Segundo os metalúrgicos de BH e Contagem, até agora, em mais de três meses de campanha salarial, a patronal do setor em Minas apresentou apenas uma única proposta de acordo que contempla zero de aumento real. Eles ainda exigem a implementação do banco de horas na categoria como condição para melhorar a proposta.
“Os metalúrgicos de São Paulo, de Caxias no Rio Grande do Sul, da Bahia e até de algumas empresas no interior do Estado conquistaram reajustes salariais entre 8% a 14 % em 2013. A melhor proposta de reajuste oferecida pela Fiemg até agora é de 5,9%. Essa proposta vergonhosa já foi rejeitada por unanimidade em todas as assembleias da categoria realizada no Estado”, falou Geraldo Valgas, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem.