As agências bancárias de todo o país estarão fechadas nesta sexta-feira, em função do feriado que comemora
o Dia da Proclamação da República. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo - água, energia, telefone, gás, entre outras - e carnês que tiverem a data como vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado, a próxima segunda-feira, dia 18, sem acréscimo. Ainda segundo a federação, normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados.A entidade lembra que é possível usar os canais alternativos para pagamento de contas, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, o banco por telefone e o correspondente. De acordo com dados da Febraban, atualmente, mais de 70% de todas as transações financeiras já são efetuadas pelos canais alternativos. "Essas ferramentas facilitam a vida do consumidor pela comodidade que oferecem”, diz o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu Pinto de Faria.
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagar as que têm código de barras nos próprios caixas automáticos, ou nos correspondentes. Quem está cadastrado no Débito Direto Autorizado (DDA) pode efetuar o pagamento de boletos pelos canais eletrônicos, conferindo o canal “pagamentos”, “DDA” e checando boletos em aberto no CPF.
Comércio de BH aberto
O comércio de Belo Horizonte poderá abrir normalmente no feriado nacional de 15 de novembro. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Convenção Coletiva 2013/2014 define que fica facultado o trabalho e a abertura dos estabelecimentos comerciais da capital mineira nesta sexta-feira.
Já visando as compras de fim de ano, os seguintes shoppings de BH vão funcionar em horário normal no feriado de sexta: Shopping Del Rey, Shopping Estação BH, Pátio Savassi, DiamondMall, BH Shopping, Minas Shopping e Boulevard Shopping.