A Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) prevê um baixo crescimento para o mercado brasileiro este ano, devido aos problemas econômicos enfrentados pelo consumidor, sendo a inflação o principal deles. Segundo dados da Abis, o faturamento geral do setor, no entanto, é positivo. Incluindo a cadeia produtiva, ele já ultrapassa os R$ 4 bilhões. De acordo com o presidente da Abis, Eduardo Weisberg, observa-se no entanto, um aumento no consumo de sorvetes premium se comparados aos demais produtos. "Isto se deve ao aumento do poder aquisitivo da população e ao dinamismo dos empresários em observância aos anseios dos brasileiros. Hoje os picolés representam 19,58% deste mercado, ou seja, aproximadamente 241 milhões de litros", ressalta.
Atenta a esse novo mercado consumidor, a Kopenhagen, grife de chocolates finos, optou pela inovação e apresenta quatro de seus clássicos, Língua de Gato, Lajotinha, Nhá Benta e Cacau 70%, na versão picolé. De acordo com Renata Moraes Vichi, vice-presidente executiva do Grupo CRM, detentor da marca Kopenhagen, a escolha da Diletto como parceira foi estratégica porque a marca italiana é uma das únicas que atua nacionalmente no segmento de sorvetes gourmet, oferecendo produtos de alta qualidade, o que está alinhado com o posicionamento de marca da própria Kopenhagen.
Entre a ideia de transformar os clássicos Kopenhagen em sorvete e a sua chegada ao mercado, foram gastos aproximadamente um ano, em meio a pesquisa e desenvolvimento, pois havia uma preocupação em respeitar o sabor do chocolate Kopenhagen. “Queríamos que o consumidor, ao experimentar o gelato, tivesse uma experiência tão especial quanto a que tem ao consumir o produto original”, explica Renata Vichi.
Nesta parceria de co-branding, a Diletto será responsável pela fabricação e distribuição dos picolés, enquanto a Kopenhagen fará a comercialização, com exclusividade em sua rede de lojas. Os novos produtos custam R$ 9. “Acredito muito na parceria, pois são duas marcas com foco em tradição e qualidade", afirma Leandro Scabin, fundador da Diletto.
Segundo Renata Moraes, os novos produtos não são sazonais, permanecerão na lojas mesmo após o término do verão e contarão com uma campanha de lançamento, desenvolvida pela DM9DDB nos pontos de venda da marca. “Ter sorvetes nas lojas é importante, pois, dentro da gama do varejo, são considerados produtos de destino, ou seja, ajudam a levar mais consumidores às lojas”, finaliza a executiva.
Para o presidente da Abis, Eduardo Weisberg,a parceria entre as marcas e a ideia da inovação é muito positiva para o setor. "A indústria prepara vários lançamentos para esse fim de ano e para o verão 2014 e é sempre preciso buscar estar à frente da concorrência, investindo em inovação e tecnologia. É necessário inovar não somente em sabores, mas também em novas embalagens e novos conceitos ou atributos que elevem o consumo e enalteça o valor nutritivo do sorvete", salienta.
Fonte: Abis