Às vésperas das compras de Natal, a feira do Mineirinho volta a funcionar na região da Pampulha a partir deste domingo (24) e não na quinta-feira (21), conforme havia informado a Associação dos Expositores da Feira do Mineirinho (Aefem). A informação foi retificada na manhã desta terça-feira. A Dekkas Comércio e Representações, empresa escolhida para administrar a feira provisoriamente, atribuiu o adiamento ao atraso na montagem da estrutura.
A volta da feira ao estádio foi oficializada pelo governo mineiro no último dia 8. No entanto, a volta da feira será viabilizada em outro espaço, também dentro do Mineirinho, onde funcionará de forma provisória até o fim de março de 2014. Após essa data, toda a área que compõe o Mineirão e o Mineirinho estará à disposição para os preparativos da Copa do Mundo. A promessa do governo do estado, no entanto, é atuar em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte para buscar outro espaço para que a feira funcione provisoriamente.
A atração foi extinta em abril para o início da reforma do ginásio, que será concluída às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Desde então, os cerca de 400 artesãos lutam para voltar a expor no local. Parte deles foi recolocada em uma feira alternativa próxima à Praça da Estação, mas pelo menos 90% dos expositores perderam sua principal fonte de renda, segundo a Associação dos Expositores da Feira Mineira (Aefem).
A Feira do Mineirinho funciona às quintas-feiras, das 17h às 22h e aos domingos, das 8h às 17h, na Avenida Antônio Abrahão Caram, 50, São José, na Pampulha. A entrada é gratuita.