Para atender a alta demanda de passagens aéreas durante o fim de ano e o verão, a Azul Linhas Aéreas e a TAM Linhas Aéreas anunciaram o reforço das operações em todo o país, com voos extras entre dezembro e fevereiro, que já foram aprovados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão disponíveis para compra.
Ao todo, a Azul vai oferecer sete novas opções de embarque a partir dos aeroportos de Pampulha e Confins para Porto Seguro, Salvador, Cabo Frio, Natal, Fortaleza, além de cidades inéditas como Florianópolis e João Pessoa. “Minas Gerais é um dos mais importantes estados para as operações da Azul, abrigando um dos grandes hubs da companhia – o aeroporto de Confins. Por meio dele, a Azul opera não só voos regionais dentro do estado, como também para os quatro cantos do país, oferecendo muitos voos e conexões”, diz Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da companhia.
A TAM Linhas Aéreas e a LAN Airlines, que juntas formam o Grupo LATAM Airlines, já anunciaram que também reforçarão as malhas com voos extras. As empresas oferecerão mais opções de datas e horários para atender à demanda dos clientes durante o período em rotas para América do Sul e Estados Unidos. No Brasil, o mercado doméstico servido pela TAM também terá oferta reforçada durante a alta temporada 2013/2014. No geral, o aumento será da ordem de 700 voos durante o período, com destaque para o Nordeste, que receberá mais de 500 voos adicionais da companhia.
A TAM preparou ainda para os próximos meses de dezembro e janeiro uma operação especial voltada para o período de festas de fim de ano e férias. O objetivo é tornar mais ágil e fácil o tráfego pelos aeroportos domésticos e internacionais durante o período de maior demanda de passageiros. A companhia vai reforçar o atendimento nos terminais, e os funcionários orientarão os clientes a dar preferência ao check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento.
Além do reforço no atendimento dos aeroportos e na segurança e no manuseio de bagagens, a TAM vai mobilizar equipes extras de tripulantes técnicos e de cabine para a operação especial do período. Assim, um número maior de profissionais poderá ser extraordinariamente acionado para qualquer eventualidade nas operações, incluindo os casos de interrupção de voos por mau tempo e de voos alternados para outros aeroportos.
A TAM já programou ainda para o fim do ano, a operação de até seis aeronaves reservas para suprir as necessidades da empresa em casos de contingência operacional. A companhia destacou modelos de aviões de sua frota regular que operam em rotas domésticas e internacionais. Elas estarão disponíveis em tempo integral e posicionadas em aeroportos estratégicos para a operação da malha da empresa, que também antecipou as manutenções preventivas, providenciou motores adicionais de reserva e aumentou o estoque de peças de reposição.
Confira os horários da Azul aprovados