Em campanha salarial há cinco meses, metalúrgicos voltaram a se mobilizar na manhã desta sexta-feira. Segundo a Polícia Militar, um grupo de 30 trabalhadores protestou em frente às empresas localizadas no distrito industrial de Vespasiano, na Grande BH. Eles colocaram fogo em um carro e bloquearam o acesso ao distrito. Por volta das 9h40, o trânsito na MG-10, sentido aeroporto de Confins, permanecia congestionado.
A categoria dos metalúrgicos está em campanha salarial unificada desde o final de julho, reivindicando melhorias salariais. De acordo com o sindicato, a categoria lutava por um reajuste de 13%, mas reduziu a demanda para 10% de aumento, enquanto os empresários propõem 5,9%.
Uma nova reunião entre as partes está marcada para a próxima quinta-feira, quando também será comemorado o Dia Estadual de Luta dos Metalúrgicos. Neste dia, os trabalhadores prometem paralisar as atividades e protestar nas portarias das empresas, principalmente em Contagem. "A última reunião com os patrões ocorreu na terça-feira, mas não houve avanço nas negociações", disse o diretor do sindicato local, Geraldo Valgas.