(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesquisa aponta que brasileiros gastarão mais neste natal

Consumidores pretendem pesquisar melhor os preços para as compras de 2013


postado em 28/11/2013 15:14 / atualizado em 28/11/2013 15:50

Levantamento mostra que a intenção dos brasileiros é gastar mais com os presentes em 2013(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Levantamento mostra que a intenção dos brasileiros é gastar mais com os presentes em 2013 (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)

O consumidor brasileiro está mais disposto a gastar e a procurar o melhor preço antes de fechar negócio para os presentes de Natal, aponta pesquisa. O levantamento "Natal 2013 – Revelações sobre os hábitos dos consumidores brasileiros” aponta para uma mudança dos brasileiros em relação a seus hábitos de consumo e de planejamento financeiro.

Realizada pelo quarto ano seguido pela Deloitte, a pesquisa aponta também aponta um crescimento de 50% no número de pessoas que pretendem economizar o 13º salário em relação ao ano passado. A boa notícia para o comércio é que 59% dos consumidores pretendem gastar mais ou o mesmo do que gastaram em 2012.

“Esses resultados indicam sinais de amadurecimento e maior consciência da utilização do crédito bancário por parte do consumidor brasileiro, que administra melhor suas dívidas e poupa parte de seus rendimentos para gastos futuros”, afirma o sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas do setor varejista e responsável técnico pela pesquisa, Reynaldo Saad.

Hora de pesquisar

Neste Natal, o brasileiro pretende pesquisar mais antes de comprar, indicam 54% dos respondentes. Em média, os entrevistados apontam que deverão gastar R$ 61,85 por presente, 11% a mais do que no ano passado. Vale lembrar ainda que, na pesquisa realizada em 2012, o valor médio pretendido por presente era de R$ 55,60, mas o gasto efetivo acabou sendo de R$ 57,59.

Pela primeira vez em quatro anos de pesquisas da Deloitte sobre expectativas de consumo para o período de Natal, o cartão de crédito em “única parcela” e o “parcelado” foram apontados como principais meios de pagamento a serem utilizados pelos consumidores (somam 74% os que indicaram essas alternativas).

Aparecem na sequência, como meios de pagamento mais utilizados, o dinheiro, com 69%, e o cartão de débito, com 49%. “O resultado comprova novamente que o brasileiro, apesar de quitar suas dívidas, está pronto para contrair novas, sendo o cartão de crédito uma maneira fácil e menos burocrática para postergar e/ou parcelar suas compras, já que o crédito está pré-aprovado”, complementa Saad.

Em relação aos presentes, os mais desejados neste Natal são os aparelhos eletrônicos portáteis (45%), porém, quando se trata de presentes que serão comprados, eles aparecem na sexta colocação. Os destaques para os mais comprados são as roupas (80%), sapatos e cosméticos (ambos com 46%). Em relação à data para realização das compras, como vêm ocorrendo nos anos anteriores, o início de dezembro aparece como o período mais indicado, segundo 46% dos respondentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)