O varejo vive desde ontem a onda de descontos para conquistar clientes. Os problemas da tão esperada Black Friday, dia em que grandes varejistas fazem promoções com os maiores descontos do ano, também já começaram. Em redes sociais e blogs, consumidores relatam a explosão dos preços de alguns produtos nos sites de lojas antes da abertura oficial do evento. O temor de que os preços inflados deem origem a descontos irreais, como aconteceu no ano passado, motivou as várias denúncias, que surgiam nas redes sociais acompanhadas da hashtag #blackfraude.
Em um dos relatos, uma bancária monitorava o valor de uma smart TV da Samsung com tela Full HD, de 55 polegadas, que passou de R$ 5.849,10 para R$ 7.039,12 no site Submarino, e de R$ 5.849,10, no domingo, 24, para R$ 6.651,92, ontem, no Americanas.com. Outro caso relatado no Facebook diz respeito ao valor do Razr HD, smartphone da Motorola que custava R$ 879, em 27 de novembro, no Submarino; no dia 27, passou para R$ 1.275,12 e ontem para R$ 1.304,10. Neste caso, a ouvidoria da loja entrou em contato com o consumidor e alegou que smartphone não vai entrar na Black Friday e que eles negociam descontos com os fabricantes, por isso o preço oscilaria tanto.
Apesar da inflação nos preços relatadas pelos consumidores, especialistas explicam que não há como afirmar que as empresas quebraram as regras do evento, pois ainda não era possível, ontem, saber se os produtos em questão estariam na Black Friday. Segundo o professor e coordenador dos cursos de marketing do Ibmec/MG, Eduardo Andrade, depois de uma edição polêmica, com preços maquiados, a expectativa é que o movimento ganhe força. “Ano passado foram quase 8 mil reclamações, o que impactou na credibilidade do movimento. Neste ano, parte das empresas se organizou para tentar consolidar o evento”, diz. Segundo o especialista, a criação de um selo de qualidade auxilia o cliente. Pelas regras, as empresas podem ser penalizadas caso sejam identificadas fraudes, inclusive com a proibição de participar de edições futuras. O site Reclame Aqui irá monitorar em tempo real as críticas feitas às empresas.
Apesar dos riscos, o recebimento da primeira parcela do 13º salário deve garantir boas vendas ao varejo e boa economia para o consumidor que comprar aquilo que realmente planejava e não se deixar levar pelas promoções. A expectativa do site e-bit é que R$ 390 milhões sejam movimentados no varejo digital. Uma dica do professor é que, antes de efetuar a compra, o cliente pesquise e procure empresas confiáveis, como as participantes do site blackfriday.com.br. “É a chance de fechar bons negócios. Para a empresa é a oportunidade de girar o estoque, enquanto o consumidor pode aproveitar preços baixos”, afirma.
IMÓVEIS
Entre as novidades desta edição, está a participação da MRV Engenharia, que promete descontos reais de R$ 2 mil a R$ 32 mil em mais de 100 residenciais em todo o Brasil no que chamou de Black Week. A campanha vai até amanhã, em todos os plantões. O destaque vai para os imóveis da construtora que já estão prontos para morar. A loja online Super Nosso também estreia na promoção com uma seleção de produtos com descontos de até 50%. A ação será feita em parceria com a Ambev e BRF, e envolverá cerca de 30 itens, entre cervejas especiais, refrigerantes e alimentos. A compra será limitada por usuário.
A Drogaria Araujo também participa com ofertas em 10 produtos de higiene, beleza, dermocosméticos, alimentos e utilidades em geral. As ofertas serão válidas somente hoje, em todas as 120 lojas físicas, no horário de funcionamento de cada uma delas, sendo que seis das ofertas serão válidas também para o site www.araujo.com.br da 0h às 23h59, com entrega em todo o Brasil, enquanto durar o estoque e conforme disponibilidade de cada loja. A venda será limitada a três unidades por clientes.
Com o objetivo de quintuplicar a operação em três anos, o Walmart.com anunciou investimentos em tecnologia, logística e contratação de pessoal com vistas ao Black Friday, mas também para os desdobramentos da data. "Antes do Black Friday do ano passado, tínhamos 500 mil visitas/dia e passamos para um volume de mais de 1, 1 milhão", conta Fernando Madeira, presidente do Walmart.com na América Latina.
Para alcançar a expectativa de faturamento de R$ 100 milhões este ano, valor vendido por todo o comércio eletrônico na edição 2011 do evento, o Walmart.com optou por antecipar a promoção para as 20h de ontem e munir os consumidores de informações sobre a liquidação, que terá descontos de até 70%. Entre as ações, a disposição dos produtos com selo "Top Black Friday" em um espaço diferenciado no site, onde os consumidores poderão navegar pelas categorias, mas também pelo nível de descontos.
TELEFONIA
As operadoras de telefonia também se renderam à Black Friday e lançaram as promoções de planos, além de melhores preços para smatphones. A Vivo promete descontos de até 70% em sua loja online até a meia-noite de domingo. A expectativa da empresa é aumentar as vendas diárias de cinco a oito vezes no período, oferecendo planos de pagamento em até 10 vezes sem juros.
Já as operadoras Claro e Tim oferecem descontos nas lojas online e físicas. A Claro apresenta uma promoção nacional e ofertas regionais com descontos que podem variar de 50% a 90%. A Tim promete descontos em um endereço eletrônico especial e, nas lojas físicas, dois aparelhos, o Galaxy S4 e o Galaxy S4 Mini Duos, serão comercializados com R$ 400 de desconto.
Preço bom também na loja
Além do ambiente virtual, lojas físicas se prepararam para a liquidação. A Ricardo Eletro, que participa do evento desde a primeira edição, em 2010, oferecerá promoções nas 298 lojas físicas, que funcionarão hoje das 6h à 0h. Os descontos abrangem todas as linhas de TVs, lavadoras, notebooks e tablets e a expectativa é triplicar o faturamento em relação ao ano passado. “Conseguimos fazer acordos bastante significativos com nossos fornecedores e vamos oferecer excelentes oportunidades de compras”, afirma Ricardo Nunes.
Já o Extra anteciparia as promoções para às 22h de ontem. Com duração de 26 horas, a ação, que vai até a meia-noite de hoje, promoverá descontos nas seções de mercearia, pereciveis, eletro, têxtil e bazar, além de itens sazonais de Natal. A empresa promete ainda facilidades no pagamento e ofertas no site.
Entre as novidades deste ano estão descontos em serviços de beleza. A Onodera Estética, no Cidade Jardim, oferecerá 30% de desconto em todos os seus tratamentos corporais realizados hoje e o salão Office Hair, em Lourdes, vai fazer promoções de 30% em todos os tratamentos capilares, como realinhamento capilar, progressivas e selagens e também escovas.
VEÍCULOS As concessionárias também entraram na onda dos descontos para tentar chamar atenção dos consumidores. A Chevrolet participa pelo segundo ano consecutivo no mercado brasileiro da ação de varejo. A Black Friday da marca prevê descontos explicitados em valores que variam entre R$ 10 mil, R$ 5mil e R$ 3 mil para os carros Onix, Cruze e Trailblazer em todas as concessionárias. Já a Volkswagem oferece em Minas Gerais ações diferenciadas durante toda a semana, com taxa zero e saldo em 24 meses para os veículos Gol, Fox e SpaceFox. (PRF e FM)