O fim de ano começou com movimento intenso no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins. De acordo com dados atualizados pela Infraero às 12h deste sábado, somente hoje o aeroporto registra mais de 168 voos atrasados (16%) e 49 cancelados, o que representa 4,7% das rotas programadas.
Os passageiros da Gol são os que enfrentam mais problemas. Os voos 9043, 1805, 1848 e 2008 estão com atrasos de pelo menos 8 horas. O voo 2008, que vai para Garulhos-São Paulo, deveria ter saído de Confins às 8horas de sexta-feira. Procurada pelo em.com.br, a companhia aérea informou condições meteorológicas de dois dias atrás ainda impactam na operação da companhia.
Os atrasos provocam tumulto no portão e sala de embarque e os passageiros que ainda não conseguiram embarcar relatam que não há tripulação suficiente para realizar os voos da Gol. O bancário Cristhyam Neves, 25 anos, tenta voar para Ilhéus desde quinta-feira. "Perdi dois dias de hospedagem em Ilhéus. Meu prejuízo é enorme. Vinte passageiros do meu voo ficaram em hotel pago pela companhia aérea e outros dez já foram realocados em outro voo", explica. Entre os que não conseguiram embarcar, estão três crianças desacompanhadas.
A Infraero anunciou esta semana que já adotou o plano de ação para a movimentação da alta temporada, que começa este mês e segue até o final de janeiro de 2014. Para o período, o fluxo estimado de passageiros nos 63 terminais administrados pela empresa é de 26,27 milhões de pessoas, um crescimento de 2,42% em relação aos 25,65 milhões de passageiros da alta temporada de fim de ano em 2012. A previsão não inclui os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, concedidos à iniciativa privada.