Os produtos eletrônicos serão a grande aposta deste Natal, de acordo com pesquisa realizada pelo MercadoLivre em parceria com a Intel neste fim de ano. Os dados revelam que mais de 70% dos brasileiros online gostariam de ganhar algum tipo de dispositivo eletrônico, entre eles tablet, smartphone, notebook ou ultrabook. O levantamento indicou ainda que 37% dos entrevistados também disseram que pretendem presentear com tablets neste Natal.
“O brasileiro é um apaixonado por tecnologia, e uma boa parcela aproveita o final de ano para presentear a si mesmo ou a algum ente querido com um produto tecnológico. Mas o ideal é que o consumidor tenha em mente qual será o uso do dispositivo computacional e pesquise antes de comprar, para não investir em um produto que no dia a dia não irá atendê-lo”, avalia Carlos Augusto Buarque, gerente de marketing da Intel Brasil.
Entre os atributos considerados essenciais na hora da decisão de compra, os consumidores consideram a marca (60,5%), a qualidade (59,9%), o preço (52,4%) e os recursos dos aparelhos (41,1%). Para quem vai comprar algum tipo de dispositivo de computação, o processador aparece como um item relevante para 40% dos entrevistados, seguido de garantia oferecida (28,4%), hardware (25,8%) e duração de bateria (23,3%).
Os eletrônicos também não são os preferidos apenas na hora de receber presentes, mas também na hora de presentear: 62,8% dos participantes pretendem dar algum tipo de produto eletrônico de presente neste natal. Entre estes consumidores, os presentes mais considerados são os telefones celulares ou smartphones (48,1%) e os tablets (37,3%). Computadores – sejam eles desktops, notebooks, Ultrabooks ou dispositivos 2 em 1 -, somam 26,3% das intenções de compra. A pesquisa foi realizada em toda a América Latina, por meio da plataforma Oh!Panel, no mês de novembro, e consultou 2 mil consumidores brasileiros.
Comprar online é a opção preferida
A comodidade de comprar online e receber os presentes em casa, aliado a variedade de ofertas tem atraído muitos brasileiros para o comércio eletrônico. Mais de 80% dos respondentes pretendem realizar pelo menos parte de suas compras pela Internet, e 87% acredita que é na rede que eles encontrarão os melhores preços. A grande maioria pretende fazer compras em sites do tipo marketplace - shoppings virtuais.
Cartão de crédito (56,9%) e boleto bancário (26,4%) são as formas de pagamento preferidas, e cerca de 50% pretendem realizar suas compras à vista. As três semanas antes do natal concentrarão 72,8% das compras do período.
Quem pretende comprar produtos eletrônicos pretende gastar com presentes entre R$ 501 e R$ 1.000 (28,8%), R$ 201 e R$ 500 (25,5%) ou até mesmo entre R$ 1.001 e R$ 2.000. O percentual dos que acreditam que irão gastar mais de R$ 2.000 em presentes chega a9,2%. Os presentes mais caros serão oferecidos para o cônjuge (31,3%), filhos (23%) e mães (22,2%). Os presentes mais baratos ficarão reservados para o próprio comprador (23,9%), colegas de trabalho/escola/clube (19,9%), amigos (17,3%) e para os sogros (10,3%).