As vendas da indústria de materiais de construção no País cresceram 1% no mês de novembro em relação ao mesmo mês de 2012, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 17, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Em relação a outubro, porém, tiveram queda de 8,1%. No acumulado do ano houve expansão de 3,8% comparado ao mesmo período de 2012. Já no acumulado dos últimos 12 meses os números indicam alta de 3,3%.
"O resultado acumulado das vendas de janeiro até novembro ficou pouco abaixo da previsão para o fechamento do ano, que aponta para uma expectativa de crescimento de 4% em relação a 2012", disse, em nota, o presidente da Abramat, Walter Cover. Segundo ele, para atingir essa expansão até o final do ano será necessário uma pequena recuperação de vendas em dezembro. "O fator determinante para isso serão as vendas no segmento varejo" diz.
Os números do estudo da Abramat apontam também que os empregos na indústria mantiveram-se estáveis em relação a outubro de 2013 com crescimento de 0,2%. Já em relação a novembro de 2012 a alta foi de 0,3%.