Os graves problemas de atraso no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que chegou a registrar falta de pontualidade em até 70% dos voos em determinados horários ontem, refletiram diretamente na operação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e de outros terminais no país. Na Grande BH, praticamente todos os voos originários da Grande SP sofreram com atrasos. Até as 21h, 28,2% das operações estavam fora do horário previsto, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No país, dos 2.040 voos programados até as 21h, 24,1% decolaram com mais de 30 minutos do horário previsto.
Morador do Recife, o caminhoneiro Adejair Oliveira aguardava a chegada da esposa da capital pernambucana. Ansioso, ele teve que esperar, em pé, no portão de desembarque por três horas além do previsto. A aeronave deveria ter saído às 4h, mas decolou somente às 7h40, no horário previsto para ela pousar em Confins.
Em Confins, dos 142 voos previstos até as 21h de ontem, 40 sofreram atrasos superiores a 30 minutos. Um foi cancelado. A média supera em até três pontos percentuais os atrasos dos últimos dias. Na Pampulha, não houve atraso em nenhum dos 16 voos agendados, mas dois deles foram cancelados.
BALANÇO NACIONAL
Um problema na rede elétrica da torre de controle do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, fez com que um voo da companhia aérea Gol, procedente de Congonhas, fosse desviado para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) para garantir a segurança da operação. Por 15 minutos, a operação foi interrompida para pousos e decolagens. A torre teria se incendiado, obrigando os funcionários a deixar o local. Congonhas e Santos Dumont, até as 21h, somavam 55 e 45 cancelamentos, respectivamente. Ao todo, no país eram 491 voos cancelados.
Segundo balanço da Infraero, entre os maiores terminais, o de Brasília registrava o maior índice de atrasos até as 21h, com 40,7%, seguido pelo de Vitória (36,5%), Goiânia (35,4%), Manaus (30,2%) e Salvador (27,3%).
Desde a semana passada, tanto Anac quanto Infraero atuam com esquemas especiais nos principais aeroportos para suportar o aumento da demanda de fim de ano. O reforço de equipe visa agilizar o atendimento para diminuir o percentual de atrasos. O cancelamento da greve de pilotos e comissários anteontem colaborou para evitar um colapso no setor aéreo no fim do ano.