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Estado de Minas

ANTT confirma 8 propostas para leilão da BR-040

Leilão será realizado na próxima sexta-feira (27), às 10h. Trecho vai do DF até MG


postado em 23/12/2013 14:51 / atualizado em 23/12/2013 15:38

Leilão vai contemplar trecho que corta a capital mineira. Na foto, proximidades do viaduto da Mutuca(foto: Marcos Michelin/EM/D.A)
Leilão vai contemplar trecho que corta a capital mineira. Na foto, proximidades do viaduto da Mutuca (foto: Marcos Michelin/EM/D.A)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou nesta no início da tarde desta segunda-feira, 23, que recebeu oito propostas para o leilão da rodovia BR-040 (DF/GO/MG), no trecho de 936,8 km que começa em Brasília (DF), no entroncamento com a BR-251, e se estende até Juiz de Fora (MG).

O leilão será realizado na próxima sexta-feira (27), às 10h. O último lote de documentos chegou à sede da BM&FBovespa a quatro minutos do prazo final. Vão participar do leilão a Companhia de Participações em concessões; Investimentos e participações em infraestutura - Invepar; Triunfo Participações e Investimentos; Consórcio Queiroz Galvão Infraestrutura (integrado pela Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios e Construtora Queiroz Galvão); Consórcio Caminho Novo (formado pela Encalso Construções, Camter Construções e Empreendimentos, Infravix Participações, Conter Construções e Comércio e Firpavi Construtora e Pavimentadora); Consórcio Integração (formado pela Fidens Engenharia, Construtora Aterpa M.Martins, Construtora Barbosa Mello e Carioca Christiani-Nielsen Engenharia) e a Contern Construções e Comércio.

 

Praças de pedágio

 

Estudos atualizados pela Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), divulgados em novembro, indicam a possibilidade de faturamento de R$ 24,7 bilhões nos 25 anos de contrato. Antes, com a taxa de 5,5%, a previsão era de que a arrecadação ao longo do contrato fosse de R$ 12,5 bilhões, uma variação de 97,6%. O aumento dos ganhos está diretamente ligado ao maior custo da tarifa de pedágio, que subiu de R$ 4,35 para R$ 8,29, de acordo com os estudos atualizados publicados ontem pela agência reguladora. Com isso, a tarifa pode ser mais alta do que a adotada para o trecho Juiz de Fora-Rio de Janeiro da BR-040.

Pelo edital, o condutor que cruzar as 11 praças de pedágios irá desembolsar R$ 91,19. A previsão anterior era de que o trecho total custasse R$ 47,85. Além do aumento do valor da tarifa, o que resulta em maior arrecadação por parte das empresas, o número de eixos cobrados também aumentou consideravelmente. O primeiro estudo previa 40 milhões de eixos a cada ano. As novas estimativas apontam 71 milhões de eixos. Em contrapartida, o desembolso a ser feito pela operadora também é maior. Os primeiros estudos indicavam R$ 5,21 bilhões. A atualização define R$ 8 bilhões, variação de 53%.

Aplicados os valores atualizados, um carro de passeio que sair de BH rumo à capital fluminense, considerando a existência de três praças de pedágio depois de Juiz de Fora, terá que desembolsar até R$ 48,87. No trajeto até a Brasília o total será de até R$ 66,32.


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