O Grupo Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A (Invepar) foi o vencedor do leilão da BR-040 no trecho que vai de Brasília a Juiz de Fora, realizado nesta sexta-feira na BM&FBovespa, na capital paulista. O vencedor apresentou proposta com a oferta de pedágio de R$ 3,22 a cada 100 quilômetros rodados - deságio de 61,13% em relação ao valor máximo previsto em edital. A tarifa-teto estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o leilão da BR-040 foi R$ 8,29 para cada praça de pedágio. A rodovia deverá ser concedida dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo federal, que já licitou, entre outros trechos, a BR-050, que passa por Goiás e Minas Gerais, e BR-163, em Mato Grosso.
De acordo com o edital, a tarifa estabelecida como teto é de R$ 0,0974 para cada quilômetro percorrido pelo motorista, alcançando R$ 9,74 por 100 quilômetros rodados. No entanto, as praças de pedágio no percurso serão implantadas a cada 78 quilômetros de rodovia, baixando o teto para 0,0829 no trecho entre os locais de cobrança. Entre as cidades de Conselheiro Lafaiete e Itabirito, na Região Central de Minas, o valor de R$ 3,22 será cobrado para o trecho de 65 quilômetros percorridos, devido a um impasse com moradores de condomínios, que protestaram contra a cobraça de pedágio na região.
Para atrair os investidores, o governo federal alterou o percentual de retorno do investimento nas concessões públicas. Inicialmente, foi oferecida uma taxa de 5,5%, considerada insuficiente. Preocupado em tirar as concessões do papel, o governo aceitou rever o valor e subiu a taxa para 7,2% em 13 de maio. O leilão da BR-040 deveria ter ocorrido em janeiro deste ano, mas foi adiado a pedido dos interessados. O governo reavaliou as condições da concessão e publicou um novo edital no fim do mês passado, alterando a tarifa máxima de pedágio de R$ 3,34 para R$ 8,29 para automóveis comuns, com dois eixos mudando a forma como será feita a cobrança.