A gigante automobilística Nissan construirá uma fábrica de motores em seu complexo industrial em Resende no Rio de Janeiro, disse o diretor executivo da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, nesta segunda-feira. "Esta é a primeira vez que visitei a fábrica dos modelos Nissan March and Nissan Versa", disse a repórteres no complexo em Resende, a 140 km da cidade do Rio.
Ele informou que a fábrica será inaugurada na primeira metade deste ano. A fábrica de motores, que recebeu um investimento de US$60 milhões, produzirá 200 mil motores 1.6, flex, de quatro cilindros por ano e gerará 200 empregos diretos, disse Ghosn.
A japonesa Nissan, que pertence, em parte, à francesa Renault, é uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo que acontecerá entre junho e julho no Brasil. "O Brasil é um mercado estratégico e é por isso que estamos anunciando a construção da fábrica de motores", disse Ghosn.
O complexo de Resende, agora em fase de conclusão, emprega 1.500 funcionários e terá mais de 2 mil na segunda metade deste ano, com o objetivo de produzir 200 mil veículos por ano. A Nissan busca aumentar sua participação no mercado de automóveis brasileiro de apenas 2% no ano passado a 5% em 2016, disse o presidente da Nissan.