Uma fábrica chinesa anunciou estar dedicando 80% de sua atividade à produção de bonecos de pelúcia "Fuleco", o mascote oficial da Copa de 2014 no Brasil. A empresa Tongchuang Toys, com sede na província de Anhui, já enviou 500.000 exemplares destes bonecos no mês passado ao Brasil, e começou a produzir outros 500.000 para cumprir com o contrato de um milhão de artigos.
"Estes grandes pedidos representam quatro quintos de nosso volume de vendas total", explicou o diretor da empresa, Yu Renjun, citado pelo site Anhuiwang.
No Brasil, diferentes modelos do boneco já são vendidos, inclusive em sites. O preço varia de acordo com o material e tamanho, de R$ 30 a R$ 160.
O nome do tatu-bola "Fuleco" procede da combinação das palavras "futebol" e "ecologia".
R$ 110 bilhões
Estudo apresentado no ano passado pelo Ministério dos Esportes apontou que a Copa do Mundo de 2014 deve render mais de R$ 110 bilhões à economia brasileira. Além dos investimentos em obras de infraestrutura públicas e privadas, sediar a Copa renderá R$ 47 bilhões ao Brasil em impostos diretos e com outros tributos, serão arrecadados mais R$ 16 bilhões. O aumento do consumo agregará ainda R$ 5 bilhões à economia brasileira.
Além disso, os cerca de 600 mil turistas estrangeiros esperados para a competição deverão deixar no país quase R$ 4 bilhões, enquanto os 3 milhões de turistas brasileiros que pretendem aproveitar o evento para viajar no país deverão gastar R$ 5,5 bilhões. A Copa do Mundo será realizada no Brasil de 12 de junho a 13 de julho nas 12 cidades-sede, entre elas Belo Horizonte.