(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Janet Yellen, que substituirá Bernanke no Fed, prevê crescimento maior para os EUA em 2014


postado em 09/01/2014 14:55

Janet Yellen, que substituirá Ben Bernanke à frente do Federal Reserve no dia 1º de fevereiro, considerou nesta quinta-feira em uma entrevista concedida à revista Time que o crescimento nos Estados Unidos deve se acelerar este ano. "Penso que veremos um crescimento mais forte este ano", afirmou Yellen em uma curta entrevista ao jornal.

"A maioria de meus amigos do Comitê de política monetária do Fed e eu, esperamos que a primeira cifra de crescimento seja de 3 ao invés de 2", acrescentou. O crescimento do PIB dos Estados Unidos se situou em 4,1% no terceiro trimestre de 2013, depois de alcançar 2,5% no segundo e 1,1% no primeiro trimestre.


"A recuperação foi lenta, o que é frustrante, mas avançamos (...) e eu penso que a inflação vai se aproximar de 2%, que é nosso objetivo a longo prazo", explicou Yellen. A vice-presidente do Fed, que foi confirmada na segunda-feira pelo Senado para ocupar a presidência do banco central ao final do mandato de Bernanke, também defende a política não convencional de apoio monetário maciço colocado em prática pelo Federal Reserve.

"Muita gente disse que as compras de ativos só ajudam os ricos. Mas não é verdade. Nossa política monetária busca manter baixas as taxas de juros a longo prazo, o que sustenta a recuperação e estimula o consumo", afirmou.

Há um ano, o Fed injetava 85 bilhões de dólares mensais no sistema financeiro, principalmente por meio das compras de títulos do Tesouro. O Fed decidiu em dezembro começar a reduzir gradualmente essas compras, começando com uma modesta redução de 10 bilhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)