O número total de participantes ativos do sistema de consórcios do Brasil foi recorde em novembro, com um crescimento de 10% ante o mesmo mês de 2012, chegando a um total de 5,64 milhões de consorciados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), divulgados nesta quinta-feira.
No acumulado de 2013, as novas adesões somaram 2,29 milhões, uma estabilidade com viés de alta sobre as 2,28 milhões registradas em 2012, enquanto as contemplações cresceram 1,8% - de 1,12 milhão, de janeiro a novembro, para 1,14 milhão no mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, a expectativa para o fechamento do 2013 e também 2014 é manter o ritmo de crescimento. "O maior esforço para conter a inflação, aliado a menor taxa de desemprego são fatores positivos para manter o mesmo porcentual de crescimento", afirma.
Sem ainda considerar o fechamento de 2013, Rossi afirma que "2013 foi, até agora, um dos melhores dos últimos anos, especialmente pela confiança e credibilidade demonstradas pelos consumidores, registradas inclusive pelos R$ 75 bilhões em volume de créditos comercializados, que superaram em 56% o total de R$ 48 bilhões, movimentado há cinco anos, em 2009". Segundo a Abac, a expectativa de bom desempenho para 2014 também é reforçada por conta do reajuste das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). "O setor automotivo poderá experimentar um novo comportamento do consumidor no momento de adquirir seu automóvel."