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Estado de Minas

Após decepção com vendas de Natal, comércio aposta nas liquidações

Promoções começam mais cedo para comércio ganhar fôlego. Descontos chegam a 70%


postado em 10/01/2014 06:00 / atualizado em 10/01/2014 07:49

Maria da Piedade era a primeira da fila na noite dessa quinta-feira para aguardar promoção de rede de varejo, que começa hoje(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Maria da Piedade era a primeira da fila na noite dessa quinta-feira para aguardar promoção de rede de varejo, que começa hoje (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Com um crescimento mais fraco nas vendas do Natal, o varejo entra na onda de descontos para tentar recuperar o fôlego nas vendas. Para atrair os compradores, as promoções contemplam descontos de até 70%. Os saldões se iniciaram mais cedo e, além do setor de vestuários e calçados, tradicional na temporada de liquidações, o mercado de decoração, construção, eletroeletrônicos e eletrodomésticos organizam ações para driblar o baixo desempenho dos negócios. Economistas apontam o Natal de 2013 com o pior desempenho desde 2003 – as vendas aumentaram 2,7% em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com a Serasa Experian.

Algumas lojas já começaram as ações no início do mês e prometem estendê-las até quando durarem os estoques. Hoje, a rede Magazine Luiza abre as portas às 6h para sua tradicional, que é realizada há 20 anos. Na tarde de ontem, os consumidores já formavam fila em frente à loja da Rua Rio de Janeiro, no Centro de BH, à espera do início do saldão. A funcionária pública Maria da Piedade era a primeira da fila. Ela conta que há três anos tenta comprar um jogo de sofá, mas sempre chegava tarde e não conseguia pegar a oferta. “Este ano eu sou a primeira e vou levar o sofá para casa. Saí de Sabará e cheguei aqui ao meio-dia. Trouxe comida, cobertor e não deixo ninguém passar na frente. O desconto vale o sacrifício”, afirma.

Ao todo, a rede promete mais de 3 milhões de produto com descontos de até 70%. A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirma que a maior parte das ofertas é de mercadorias negociadas diretamente com os fabricantes para atender exclusivamente esta ação.

A presidente da Associação de Lojistas da Savassi (ALSA), Maria Auxiliadora Teixeira de Souza, é comerciante há 24 anos e afirma que há anos não via um Natal tão ruim para o comércio. De acordo com ela, para movimentar o caixa, muitas lojas começaram com as liquidações antes mesmo da data festiva. “No início de ano temos muitas despesas com impostos, funcionários e, vendendo ou não, temos que arcar com esses custos”, afirma.

A rede Telhanorte, especializada em material de construção, realiza seu saldão desde 21 de dezembro até o dia 19. A campanha integra todos os setores da loja e promete produtos com até 70% de desconto. De acordo com o gerente regional da Telhanorte em Minas Gerais, Alessandro Wanderley, o objetivo da campanha é aumentar em 15% o volume de vendas frente ao mesmo período de 2012.

Tradição

Nos shoppings, as liquidações começaram logo após o Natal, no dia 26, quando lojas já anunciavam os descontos. A economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) Ana Paula Bastos afirma que as liquidações são normais em janeiro, período em que há esvaziamento da cidade e que os comerciantes lançam as promoções para atrair maior número de clientes.


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