A pensionista Marlúcia Rodrigues Silveira acordou cedo para pesquisar o preço da TV de 32 polegadas, sonho de consumo de toda a família. No Centro de Belo Horizonte, visitou diversas lojas até encontrar o valor que podia pagar pelo produto. “Nunca tive uma TV moderna. Por isso, juntei as economias de um ano todo, mais 13º salário, para aproveitar as liquidações dessa época”, conta. Os preços que encontrou no mercado e as facilidades de pagamento a motivaram, inclusive, a comprar uma cama box. “Estive em outras lojas, anotei os descontos e estou tentando negociar o preço para não me endividar”, reforça. O resultado foi um desconto de 30% na TV, que de R$ 1 mil foi vendida por R$ 700.
Comuns em janeiro, os descontos que atraíram Marlúcia levaram outras dezenas de consumidores para o comércio. Com reduções nos preços que chegam a 80% em todas as linhas de produtos, as lojas Ricardo Eletro abriram as portas na última segunda-feira com o MegaSaldão e ao contrário das demais lojas encerrará a liquidação na terça, às 19h. Entre os itens ofertados estão eletrônicos, eletroportáteis, celulares, produtos de informática, itens da linha branca e marrom, entre outros. Como diferencial de outras liquidações Ricardo Nunes, proprietário da Ricardo Eletro, que esteve ontem na loja da Rua Curitiba, no Centro, destacou o reabastecimento das unidades com peças de mostruário e financiamento das compras em 10 vezes sem juros.
De olho no estoque
Ainda de acordo com Ricardo Nunes, nesta época do ano, na qual é comum o fim de estoques de grandes redes varejistas antes mesmo do término das liquidações, o grupo apostou em reabastecer a loja com 300 caminhões na madrugada de ontem para hoje. “Montamos o mostruário à noite (ontem) para abrir as lojas com mais produtos amanhã e dar a oportunidade para todo mundo comprar”, afirma. Além dos itens de mostruário, ele garante que as demais mercadorias da loja também estão sendo vendidas por preço menor. “Produtos novos e embalados também têm desconto”, garante. Na comparação com um dia normal, a expectativa é de que as lojas aumentem em 10 vezes o volume de vendas e supere em 20% a edição do ano passado.
Entre os produtos com descontos, Nunes destacou a venda de uma lavadora de R$ 1 mil por R$ 499; o celular de R$ 180 por R$ 79 e o notebook por R$ 500. A oferta de preços mais baixos, segundo o proprietário, foi possibilitada por uma negociação antecipada de produtos novos para a ação de janeiro. O fato de a empresa não contar com custos de logísticas para entrega dos produtos, já que o consumidor compra e leva na hora para a casa, também contribui para que os vendedores consigam descontos mais altos. “Essa é a época em que precisamos renovar mostruários, colocar a linha 2014 e temos consumidores dispostos a comprar”, afirma. “Orientamos para que as pessoas venham com a família para segurar os produtos e contratem um frete porque os preços valem a pena”, destaca.