As vendas globais do grupo Volkswagen alcançaram nível recorde em 2013, impulsionadas pelo aumento da demanda por algumas de suas marcas principais, como Audi e Porsche, principalmente nos Estados Unidos e na China. As vendas subiram 5% no ano passado, para 9,7 milhões de veículos, informou a companhia em comunicado divulgado neste sábado.
"Todas as marcas do grupo contribuíram para este resultado muito bom das vendas, um bom resultado dadas as condições difíceis de mercado a nível mundial", disse a Volkswagen, maior fabricante de automóveis da Europa.
Para este ano, a empresa estima que as condições de mercado devem se manter semelhantes às observadas em 2013. Nos EUA, as vendas do grupo tiveram uma alta de 2,6%, para 611.700 veículos, enquanto na China - maior mercado da companhia - o número total de vendas saltou 16,2%, para 3,27 milhões de unidades.
Como muitos fabricantes de automóveis, a Volkswagen está buscando o crescimento fora da Europa, onde o ritmo de vendas é lento. Em 2013, a queda no continente foi de 0,5% em 2013. Considerando apenas a Alemanha, a redução foi ainda maior, de 1,4%.