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Estado de Minas APESAR DAS DIFICULDADES EM 2013

Empresários mineiros apostam em cenário positivo para o comércio em 2014

Sobra dos estoques faz empresários apostar em promoções para aumentar as vendas este mês


postado em 14/01/2014 16:21 / atualizado em 14/01/2014 16:50

Mesmo com um cenário pouco positivo no final de 2013, os empresários mineiros têm expectativa positivas para 2014 e apostam em promoções, qualificação e visibilidade. Este comportamento foi detectado na Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista, realizada pela Fecomércio-MG. Um balanço das vendas no 2° semestre de 2013 e a expectativa para o 1° semestre de 2014 traçam o desenho estratégico do comércio varejista este ano.

De acordo com o economista da Fecomércio-MG, Gabriel Ivo, como os estoques estão em alta, os empresários apostam em promoções e liquidações para impulsionar as vendas principalmente em janeiro. Do total de entrevistados, 47,2% afirmaram que as vendas no 2° semestre de 2013 foram piores dos que em 2012. Para 26,4% as vendas foram melhores e 25,8% disseram ter sido iguais ao mesmo período de 2012. Para os empresários que venderam mais, o aumento nas vendas representou o índice de 10% a 50%. Em contrapartida, os que afirmaram ter vendido menos, revelaram recuo também de 10% a 50%.


No Natal (2013), 75,8% dos empresários disseram que venderam menos ou igual ao ano de 2012. Já para 24,2%, as vendas no Natal foram melhores em até 10% - para 33,3%. Para aqueles que venderam menos, 40% afirmaram que as vendas recuaram entre 10% e 20%. Comparando com a pesquisa realizada em 2012, 56,4% haviam vendido mais, ou seja, mais que o dobro quando comparado a 2013.

Para 59,9% dos empresários as vendas em 2014 serão melhores, o principal motivo apontado é a recuperação da economia (34,1%). A Copa do Mundo Fifa, também apareceu nas respostas como fator positivo e ferramenta para alavancar as vendas, com 24,7% das respostas.

O investimento em atendimento e visibilidade no negócio representaram 17,2% das respostas, e mais da metade (77,2%) afirmaram que pretendem fazer promoções, pois 82,9% acreditam que a promoção é o fator atrativo, que leva o consumidor a efetivar a compra. De acordo com os entrevistados, o medo do desemprego, endividamento e a inflação são os fatores que podem inibir o consumo.

O cartão de crédito no modo parcelado será o mais utilizado em 2014, com 89% das respostas, o pagamento à vista no dinheiro representou 8,6%. Ainda segundo Gabriel Ivo, acompanhar o comportamento dos consumidores e dos concorrentes em seus processos de escolhas e gestão, respectivamente, exige uma postura atenta dos gestores que vai além de multiplicação de lojas, mas que se estendem a canais, produtos, serviços diferenciados e atitude sustentável.


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