Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta terça-feira em Nova York, se beneficiando de um bom indicador da economia norte-americana e à espera das cifras sobre as reservas de petróleo no país. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em fevereiro aumentou 79 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex) a 92,59 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega no mesmo prazo fechou em 106,39 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma queda de 36 centavos em relação ao fechamento de segunda-feira. Para David Bouckhout da TD Securities, a progressão do barril de WTI responde, sobretudo, a "um movimento técnico". "As cotações de petróleo registraram uma queda depois do começo do ano", passando de mais de 98 dólares, no dia 31 de dezembro a menos de 92 dólares na segunda-feira, explicou.
Por isso, "certos corretores se beneficiam para comprar esses níveis mais baixos". Por outro lado, o mercado espera a publicação nesta quarta-feira dos níveis de reservas de petróleo nos Estados Unidos para a semana encerrada dia 10 de janeiro.
E, segundo os analistas consultados pela agência Dow Jones, as reservas de petróleo deveriam ter diminuído em 800.000 barris nesse período, em geral um sinal positivo para as cotações do WTI. No começo da sessão, os preços de petróleo norte-americano foram ajudados pelos bons indicadores econômicos dos Estados Unidos, em primeiro lugar, o anúncio de um aumento maior que o previsto (+0,2%) das vendas varejistas no país em dezembro.
Esses dados e a tendência a sustentar a demanda de energia nos Estados Unidos, "combinam um aumento do ritmo do mercado de valores norte-americano", destacou Matt Smith da Schneider Electric.