A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve a segunda alta consecutiva nesta quarta-feira, puxada pelas ações da Petrobras. O índice da bolsa brasileira acelerou ganhos durante a tarde e chegou a subir mais de 1% diante de uma guinada dos papéis da Petrobras, em meio a expectativas de um novo aumento dos combustíveis. O Ibovespa fechou com alta de 0,81% aos 50.150 mil pontos. As ações da Petrobras terminaram o pregão com avanço de 3,21% a R$ 15,12.
No cenário doméstico, a expectativa é para a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano. Boa parte do mercado esperava um ajuste para cima de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros, Selic, mas diante do resultado da inflação oficial, divulgado esta semana, e a volatilidade cambial, as projeções de aumento de 0,5 pontos, com a Selic a 10,5% ao ano ganharam força.
O dólar caiu em relação ao real desde cedo, mas as notícias vindas dos EUA fizeram fechar em leve alta. A moeda norte-americana subiu 0,06%, para R$ 2,3574. Na semana, há queda de 0,32% e no ano a moeda está estável. A intervenção do Banco Central (BC) e captação de empresas não evitou o avanço.