De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora do novo concurso público do Banco do Brasil (BB), 636.386 candidatos se inscreveram no certame que abriu 8.710 vagas de cadastro reserva. A maioria das inscrições é para a microrregião 20, no Distrito Federal, com 52.006 inscritos e 1.000 vagas - concorrência média de 52 por chance -; seguida pela microrregião 35, em Belo Horizonte, com 29.084 participações e 400 vagas - concorrência de 72 inscritos por vaga.
O cargo em disputa é o de escriturário, com salário de R$ 2.043,36 em jornada de trabalho de 30 horas semanais. Do total de chances, 1.450 são para lotação no Distrito Federal - cinco por cento do total de chances a pessoas com deficiência.
O concurso terá prova objetiva e redação, em 9 de fevereiro (os locais de prova só estarão disponíveis para consulta a partir do dia 5 de fevereiro), perícias médicas e procedimentos admissionais. Além do Distrito Federal, os aprovados serão lotados nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. O regime de contratação será por meio da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Na prova objetiva, serão exigidos conhecimentos em língua portuguesa, atualidades do mercado financeiro, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos específicos (cultura organizacional, técnica de vendas, atendimento, domínio produtivo da informática, conhecimentos bancários, cultura organizacional e conhecimentos de informática). A divulgação do resultado final está prevista para 29 de abril.