Nova Lima, na Grande BH, se prepara para receber megainvestimento que deve transformar radicalmente a realidade local e do entorno. Nos próximos dias será apresentado à prefeitura da cidade projeto privado que contaria com investimentos de grupos como o Iguatemi, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do país; Grupo Masb Desenvolvimento Imobiliário e Banco Votorantim. Em um terreno de 21 milhões de metros quadrados, com previsão de ter 10% da área construída, será instalado complexo que agrega hotéis, empreendimento imobiliário, centro cultural, área turística, outlet e até um teleférico. Segundo a Prefeitura de Nova Lima, o valor do investimento ainda não foi divulgado.
O empreendimento deve ser construído na BR-040, depois do condomínio Alphaville. O projeto teria sido realizado pela empresa Jaime Lerner Arquitetos. A localização escolhida, vetor Sul da capital e Norte de Nova Lima, deve atrair o fluxo de pessoas que vai e volta para o Rio de Janeiro, além dos turistas que visitam Ouro Preto e Inhotim
A previsão é que seja criado na região um polo cultural integrado entre Nova Lima, Brumadinho e Inhotim. O projeto prevê a construção de teleférico, ligando o empreendimento à cordilheira da Serra da Moeda, onde hoje existe a prática de voo livre. A Prefeitura de Nova Lima informou que junto com o anúncio do empreendimento será divulgado também as propostas para contrapartidas sócioambientais.
O grupo Iguatemi já comunicou a construção do Premium Outelet na região, com investimento de R$ 140,7 milhões, gerando emprego para 800 pessoas. Outro aporte a ser anunciado, segundo a Prefeitura de Nova Lima, é da Itaipava, que se prepara para construir na região do Alphaville sua maior fábrica de cerveja.