Se você é do tipo de pessoa que não resiste a uma vitrine, mas ao mesmo tempo não quer estourar o orçamento, uma bolsa inteligente que controla os gastos pode ser a solução. A ideia foi criada pelo site Engadget para destacar os perigos da dívida do cartão de crédito.
A ibag aciona um dispositivo - uma espécie de GPS - assim que a pessoa se aproxima das lojas favoritas. Caso o consumidor ignore o alerta, a bolsa manda uma mensagem de texto para uma pessoa de confiança, avisando sobre a possível compra. Há ainda a possibilidade do zíper da bolsa travar por completo, podendo ser aberto somente quando a pessoa de afastar da loja.
Por enquanto, a bolsa não está à venda, já que foi criada para uma campanha publicitária, mas o site já está de olho em investidores para tornar a ideia em realidade.
Gastos
Estudo divulgado na última terça-feira pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que se recebessem inesperadamente uma quantia no valor de cinco vezes o seu salário, 68% dos brasileiros destinariam o dinheiro ao mercado de consumo. Por outro lado, apenas 49% conseguem pagar as suas contas e ter algum dinheiro sobrando no fim do mês. O trabalho também mostrou que oito em cada 10 entrevistados têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a maneira de fazer o controle das despesas pessoais.