(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viracopos é o aeroporto mais bem avaliado por usuários e Confins fica em sexto lugar

Concedido à iniciativa privada, o maior aeroporto do país, o de Guarulhos, foi o que ficou com pior pontuação, 3,31


postado em 05/02/2014 12:19 / atualizado em 05/02/2014 13:25

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi o mais bem avaliado no relatório Desempenho Nacional em Aeroportos do quarto trimestre de 2013, realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). Na média geral dos 40 indicadores analisados pelos usuários, o aeroporto no interior paulista recebeu no período nota 4,12 dos clientes, numa escala cujo valor máximo é cinco. Depois de Campinas, o aeroporto que mais pontos recebeu dos clientes foi o de Curitiba, com nota 4,07. O Aeroporto de Confins ocupou o sexto lugar, com 3,96 na avaliação dos passageiros.

Em virtude da realização de eventos de grande porte no Brasil, tais como a Copa das Confederações da FIFA de 2013, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo da FIFA de 2014 e Olimpíadas 2016, surgiu a necessidade de se obter indicadores aeroportuários que refletissem a opinião dos passageiros sobre a prestação de serviços nos aeroportos brasileiros, a fim de possibilitar que as ações de gestão sejam tomadas visando a melhoria do nível dos serviços prestados.


Nesse contexto, foram selecionados 15 aeroportos objeto da coleta de dados, conforme o envolvimento nos referidos eventos e a área de influência, ou seja, todos os aeroportos internacionais das cidades-sede da Copa do Mundo, bem como aqueles que, mesmo em municípios distintos dos das cidades-sede, vinculam-se diretamente a estas cidades. A coleta de dados ocorreu durante o ano de 2013 e continuará neste ano. Os resultados são apresentados trimestralmente.

O levantamento da SAC realizou, entre outubro e dezembro do ano passado, 18,2 mil entrevistas com usuários dos aeroportos avaliados, sendo 12,2 mil nas salas de embarque doméstico e o restante em alas internacionais. A pesquisa de satisfação promovida com clientes dos aeroportos do País no último trimestre de 2013 avaliou, entre outros itens, o acesso aos aeroportos, check-in, emigração, inspeção de segurança e instalações aeroportuárias.

O ministro da SAC, Welington Moreira Franco, destacou que Viracopos - que passou a ser administrado pela iniciativa privada e é operado pela Aeroportos Brasil - chegou a figurar em décimo lugar em pesquisas anteriores. Para ele, o resultado mostra que o cliente "é cada vez mais exigente".

Também concedido à iniciativa privada, o maior aeroporto do país, o de Guarulhos, foi o que ficou com pior pontuação, 3,31. O de Brasília, que também é administrado pelo setor privado, ficou na antepenúltima posição, com média geral de 3,55.

Com Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)