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Estado de Minas

Aeroporto de Confins é o 6º em ranking de satisfação

Pesquisa realizada pelo governo no fim do ano passado levou 40 itens em consideração. Viracopos lidera e Cumbica é o pior


postado em 06/02/2014 06:00 / atualizado em 06/02/2014 06:46

Com obras por todos os lados, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, abocanhou a sexta posição entre os 15 terminais do país avaliados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República. A pesquisa foi realizada nos quatro últimos meses de 2013 e o ranking de satisfação do usuário é encabeçado pelo terminal de Viracopos, em Campinas (SP). Na média geral dos 40 indicadores analisados pelos usuários, o aeroporto no interior paulista recebeu no período nota 4,12 dos clientes, numa escala cujo valor máximo é cinco.

O ministro da SAC, Welington Moreira Franco, destacou que Viracopos – que passou a ser administrado pela iniciativa privada e é operado pela Aeroportos Brasil – chegou a figurar em décimo lugar em pesquisas anteriores. Para ele, o resultado mostra que o cliente "é cada vez mais exigente".

A média de pontuação dos terminais brasileiros avaliados ficou em 3,82 e a nota de Confins foi 3,96. Depois de Campinas, o aeroporto que mais pontos recebeu dos clientes foi o de Curitiba, com nota 4,07. Natal e Congonhas (SP) registraram notas acima de 4 na avaliação e o terminal de Brasília recebeu nota 3,55, só ficando acima dos de Cuiabá (3,43) e Guarulhos (3,31). Os terminais de Brasília e Guarulhos, assim como o de Viracopos, também foram concedidos à iniciativa privada.

O ministro Moreira Franco não se cansou, ontem, de exaltar a pesquisa de satisfação. Saiu em defesa dos passageiros, chamando-os de “excelências”. Desejou que a “reclamação insistente” provoque mudanças, como a queda de preços nos estabelecimentos comerciais dos terminais, mas evitou fazer qualquer juízo de valor sobre os aeroportos em particular. “Perguntem às concessionárias o que elas farão para melhorar essa situação”, esquivou-se.

Do ponto de vista do governo, quando provocado sobre o assunto, Moreira Franco afirmou que, sim, os problemas apontados na pesquisa podem resultar em consequências mais concretas para os usuários, talvez com algum tipo de recomendação ou mesmo punição às concessionárias. Por ora, porém, as estatísticas servirão apenas para “estimular a concorrência” entre os aeroportos. “Acabou o monopólio. O cliente agora pode escolher o terminal em que ele quer fazer conexão”, disse.

O levantamento da SAC realizou, entre outubro e dezembro, 18,2 mil entrevistas com usuários dos aeroportos avaliados, sendo 12,2 mil nas salas de embarque doméstico e o restante em alas internacionais. A pesquisa de satisfação promovida com clientes dos aeroportos do país no último trimestre de 2013 avaliou, entre outros itens, o acesso aos aeroportos, check-in, emigração, inspeção de segurança e instalações aeroportuárias.

SALVADOR
A primeira fase da nova área de check-in do aeroporto de Salvador foi entregue ontem pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Isso significa 36 novos balcões de atendimento para as empresas aéreas, que se somam aos 28 existentes atualmente, totalizando 64 posições. Segundo a Infraero, as obras de reforma do aeroporto de Salvador estão divididas em duas etapas, sendo que a primeira deve ser concluída antes da Copa do Mundo. O valor total dos investimentos no terminal é de R$ 93,53.


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