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Estado de Minas

Ministério lança campanha pelo preço justo no turismo

Para participar, o consumidor pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram


postado em 14/02/2014 16:41 / atualizado em 14/02/2014 17:20

(foto: Reprodução Facebook)
(foto: Reprodução Facebook)


O ano é de Copa do Mundo no Brasil. Os consumidores brasileiros e os turistas já sentem no bolso o aumento dos produtos e serviços no país, muito além da inflação que já ronda a economia. Diante dessa realidade, o Ministério do Turismo (MTur) lançou nesta sexta-feira a campanha pelo preço justo no turismo. Com o mote “Jogo Limpo”, a ideia do MTur é estimula viajantes, empresários e veículos de comunicação a compartilhar boas práticas de consumo nas redes sociais da pasta.

Há dois anos, a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café, além de camping a preços acessíveis.

Na primeira fase da campanha, o objetivo é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.

Na segunda etapa da ação, será lançada uma cartilha de consumo consciente com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um selo do MTur com os dizeres “Eu Jogo Limpo”.

Para participar da campanha, o consumidor pode enviar textos e marcar fotos com as hashtags #JogoLimpo e #TurismoConsciente pelo Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a campanha virtual, o MTur elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies, o parque cobra do visitante apenas R$ 6 de entrada.

“Entendemos que os turistas exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”, afirma.


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