Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira, apontou que a produção industrial em janeiro continuou recuando, mas com uma queda menor do que o mês anterior. A Sondagem Industrial da CNI mostra que a produção atingiu 47,4 pontos contra 40,2 de dezembro. Esse aumento no índice, destaca a CNI, indica que a queda na produção foi menos intensa do que a registrada no mês anterior.
A utilização da capacidade instalada (UCI) não sofreu mudanças entre dezembro e janeiro, mantendo-se em 70%. A UCI efetiva em relação à UCI usual para o mês subiu 1,3 ponto de um mês para outro, ficando em 43 pontos em janeiro, aquém da linha divisória dos 50 pontos. Os indicadores variam de 0 a 100, com linha divisória nos 50 pontos: acima, indica crescimento; abaixo mostra queda.
O indicador sobre o número de empregados cresceu em comparação a dezembro, registrando 48 pontos ante 46,4 pontos do mês anterior. No entanto, permaneceu em queda, uma vez que se manteve abaixo dos 50 pontos. Os estoques efetivos, que estavam equilibrados em dezembro (50,6 pontos), ficaram em 49,2 pontos.
As expectativas dos empresários em fevereiro para os próximos seis meses melhoraram em comparação a dezembro. A indústria está mais otimista em relação à demanda (57,9 pontos) e sobre o volume das exportações (53,1 pontos), compras de matérias-primas (55,6 pontos) e contratação de empregados (51,1 pontos). Valores além dos 50 pontos indicam expectativa positiva. A pesquisa foi realizada entre 3 e 13 de fevereiro com 2.098 empresas, das quais 816 são de pequeno porte, 767 médias e 515 de grande porte.