Apesar dos esforços do governo para economizar energia mudando os hábitos da população, a maioria dos brasileiros não aprova o horário de verão, segundo pesquisa divulgada pela R18 Comunicação. A empresa monitorou e analisou os posts dos usuários do Twitter durante o período de mudança, entre 15 e 17 de fevereiro, e 26.991 tweets foram gerados sobre o assunto. Um pouco menos da metade, 10.567, emitiram alguma opinião sobre o horário de verão – e a maior parte foi contra, com 52% dos posts. De acordo com o infográfico Horário da Discórdia, desenvolvido pela empresa, o tema teve seu pico registrado no último dia da mudança de horário, 16/2, com 12.556 comentários.
Outro dado curioso é que houve um maior número de mulheres comentando sobre a medida, com 64% dos usuários avaliados. Por outro lado, os homens foram mais ativos nas postagens, com uma média de três publicações para cada um.
O horário de verão que é uma iniciativa do governo para reduzir o consumo de energia, e chegou a economizar nesses últimos quatro meses 2.565 megawatts ou R$ 45 milhões em 10 estados do país e no Distrito Federal. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país economizou R$ 405 milhões nos 120 dias da vigência da medida, instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado e terminou à meia-noite do último domingo.