A Ambev registrou lucro líquido atribuível ao controlador de R$ 4,6 bilhões no quarto trimestre deste ano. O número representa uma alta de 105% na comparação com os três últimos meses de 2012, que foi de R$ 2,262 bilhões. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira pela companhia.
A receita líquida do período cresceu 10% em relação a 2012, totalizando R$ 11 bilhões. Já o volume total de vendas chegou a 48,9 milhões de hectolitros (unidade de volume equivalente a cem litros de bebidas), recuo de 1,4% se comparado com o quarto trimestre do ano anterior.
Somente no Brasil, o lucro ajustado da companhia foi de R$ 4,5 bilhões, alta de 18,9% se comparado ao mesmo período no ano anterior. A receita líquida cresceu 8.5% em relação aos três últimos meses de 2012, totalizando R$ 7,1 bilhões.
Já o volume total de vendas chegou a 33,6 milhões de hectolitros de bebidas. Se comparado com o quarto trimestre do ano anterior, houve queda de 2,8%. Deste total, 24,6 milhões de hectolitros foram de cerveja e 9 milhões de hectolitros foram de refrigenanc - que abrange Pepsi, Guaraná Antarctica, Soda, entre outros - quedas de 3,4% e 1,1%, respectivamente.
2013
Em 2013, o lucro líquido da Ambev ficou em R$ 9,5 bilhões, o que representa um aumento reportado de 50% em relação a 2012. Já a receita líquida subiu 6,4% em 2013, totalizando R$ 34,8 bilhões.
No Brasil, a Ambev alcançou lucro de R$ 12 bilhões em 2013, elevação de 10,1%. Já o o volume total de vendas caiu 3,7%, totalizando 113,1 milhões de hectolitros. A empresa atribuiu a queda nas vendas a “um ano desafiador, com a inflação de alimentos em alta e diante de um clima com precipitações e temperaturas mais amenas “.
Em cerveja, o volume de vendas de 2013 foi de 82,9 milhões de hectolitros, queda de 4,3%. A média de participação da Ambev no mercado de cerveja foi de 69,7% no ano. O volume de refrigenanc também recuou. Foram vendidos 30,1 milhões de hectolitros (queda de 2%).
Investimentos
A Ambev afirmou que pretende investir R$ 2,8 bilhões somente no Brasil em 2014, o mesmo montante do ano passado. Fazem parte desse investimento as duas novas fábricas no país, a de Uberlândia, no Triângulo Mineiro e em Ponta Grossa, no Paraná. As duas unidades devem ser inauguradas ainda este ano.
A fábrica de Minas Gerais contou com um investimento inicial de R$ 550 milhões e terá capacidade de produção de oito milhões de hectolitros. Já a unidade do Paraná está sendo construída com R$ 580 milhões.
Segundo Nelson Jamel, vice-presidente financeiro e de relações com investidores, “o ano de 2014 trará oportunidades para o mercado de cervejas e a Ambev está preparada para aproveitá-las”. De acordo com o executivo, as prioridades comerciais de 2013 vão continuar em 2014, assim como a preocupação com eficiência e controle de custos. “A companhia acredita que este será um ano de crescimento para o mercado de cervejas no Brasil, depois de um 2013 de contração”, afirma Jamel.