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Estado de Minas

Operações com cartão de crédito representam 78,5% das contas dos belo-horizontinos

Pesquisa da Fecomércio-MG aponta que 83,2% dos consumidores usam meios eletrônicos para pagamento


postado em 27/02/2014 18:01

O uso de crédito por impulso pode ocasionar problemas na vida financeira dos consumidores. A Pesquisa de Endividamento do Consumidor de Belo Horizonte, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio- MG, apontou que o comprometimento da renda com o cartão de crédito representou 78,5% neste mês, seguido pelos cartões de loja (4,7%), e o financiamento de automóveis (4,2%). Paralelamente, houve aumento na taxa de inadimplência de 4,2% (janeiro) para 4,5% (fevereiro). De acordo com a pesquisa, o nível de endividamento subiu para 51,6%, sendo que, no mês anterior, representava 48,4%.

O pagamento de compras por meio eletrônico tem aumentado nos últimos anos e, em BH, 83,2% dos consumidores entrevistados utilizam esses meios. O índice aumentou 2% em relação a janeiro deste ano, e a tendência é de elevação, devido à conveniência que o recurso oferece.

Endividamento

O comprometimento da renda familiar com dívidas aumentou. Entre os entrevistados, 45,3% afirmaram que comprometeram de 31% a 50% do total de sua renda. Já 16,2% disseram que estão com contas em atraso. Recorrente nas pesquisas, o motivo apontado para os atrasos é a falta de planejamento, com 52% das respostas, em seguida, o desemprego é citado por 20% dos entrevistados. Já 61,5% planejam quitar as dívidas em até 90 dias. O cartão de crédito (66,7%), cartão de lojas (16,7%) e carnê de lojas (16,7%) são as contas com prioridade para o pagamento.


Mesmo com o atraso para o pagamento das dívidas, 48% dos consumidores disseram que não tomaram nenhuma medida para tentar quitar as dívidas em atraso. Em contrapartida, 20% cortaram gastos em casa; 16% deixaram de fazer algo que gostam; 12% deixaram de comprar itens de uso pessoal; e 4% afirmaram que deixaram de utilizar o cartão crédito.

Para o economista da Fecomércio-MG, Gabriel de Andrade Ivo, o pagamento do cartão se torna prioridade para os consumidores devido aos juros gerados pelo atraso e, também, porque a falta de pagamento pode significar que o consumidor está fora do mercado de consumo.

Dos entrevistados, 55,8% são do sexo feminino e 44,2% do sexo masculino. Do total, 43,5% têm entre 16 e 34 anos, 63% têm o ensino médio incompleto, 54,9% renda de dois a cinco salários mínimos, 59,8% realizam trabalho remunerado, e 3,8% estão desempregados.

Inadimplência

A taxa de inadimplência registrada em fevereiro foi de 4,5%, igual ao representado em 2013. Já em relação a janeiro e fevereiro de 2012, houve recuo de 1,8%. O perfil do consumidor que está inadimplente tem algumas variações. De acordo com a pesquisa, 63,4% dos entrevistados são mulheres que possuem contas em atraso com pelo menos 91 dias; 60,4% do total são da classe C; 59,9% recebem de dois a cinco salários mínimos. Outro ponto de destaque é que 49% dos respondentes estão desempregados.


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