A ressaca do carnaval mal acabou e o comércio já abriu nova temporada, com a oferta de ovos da Páscoa e outros itens da confeitaria típica. Para atender à demanda criada em torno da celebração da Igreja cristã, a indústria e o comércio deverão abrir pelo menos 24 mil empregos temporários até o fim deste mês em todo o país, a maioria deles no varejo, segundo levantamento feito pela empresa de serviço on-line Salário BR. A mão de obra sazonal reforça desde a produção industrial até a promoção de venda das redes de supermercados e os negócios dos profissionais autônomos do ramo da alimentação.
A data é a mais importante para os fabricantes de chocolates, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), além de ser considerada a terceira melhor oportunidade de conseguir trabalho temporário, atrás somente do Natal e do Dia das Mães. “O Brasil tem a maior Páscoa de chocolates do mundo. Neste ano serão produzidos 80 milhões de ovos no país, o que equivale a 18 mil toneladas de chocolate”, diz Ubiraci Fonseca, vice-presidente do setor de chocolates da Abicab.
Em Minas Gerais a remuneração deve variar entre 918,08 e R$ 2.102,56, enquanto a média no país ficará entre R$ 1.009,12 e R$ 2.417. O levantamento da Salário BR aponta que persiste a perversa diferença entre os vencimentos de homens e mulheres. Homens ganham R$ 1.037 como embaladores, ao passo que as mulheres recebem R$ 936, ou seja, quase 10% menos na mesma função. Entre os cargos mais valorizados, está o vendedor varejista, com remuneração entre R$ 2.102 a R$ 2.344.
Para Sandra Lúcia Oliveira, especialista da Salário BR, o mercado tem valorizado o trabalhador temporário, que terá a oportunidade de mostrar seu potencial e, quem sabe, conquistar vaga efetiva. “As empresas sabem que o temporário é essencial para o seu desenvolvimento e também encontram nesta modalidade uma oportunidade de treinarem os profissionais para ocuparem vagas no seu quadro de pessoal permanente. O candidato deve se dedicar, fazer o seu trabalho com eficiência, pois terá a chance de permanecer no emprego”, afirma.
Entre as marcas que têm fábricas em Minas, o Grupo CRM, que detém as marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, tem 620 vagas abertas para temporários na fábrica instalada em Extrema, no Sul de Minas Gerais. Há oportunidades também nas lojas próprias, sendo 86 colaboradores para a rede Kopenhagen e 53 para a Chocolates Brasil Cacau. Os candidatos devem comprovar o ensino médio completo. Experiência em vendas e atendimento ao cliente serão considerados diferenciais na seleção.
O grupo prevê aumento de 50% da produção neste ano, frente 2013. A receita na Páscoa de 2014 deverá alcançar R$ 300 milhões, sendo R$ 142 milhões apurados com a comercialização de produtos sazonais. Um crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano passado.
Experiência
Já a rede de franquias Cacau Show, uma das maiores do setor no país, abriu mais de 4.700 postos de trabalho temporário para vendedor nas lojas, sendo 549 delas em Minas Gerais. O índice de efetivação tem ficado em torno de 35%. Podem participar da seleção candidatos com idade a partir de 18 anos, ensino médio concluído e experiência em vendas. Ainda segundo a empresa, aqueles que se destacarem poderão ser efetivados ou atuar em uma próxima oportunidade de movimento intenso, como o Dia dos Namorados. As vendas devem atingir R$ 570 milhões durante a Páscoa deste ano, perfazendo um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.
Qualidade na Prateleira
Em meio a dezenas de opções de recheios, sabores e embalagens dos chocolates feitos para a Páscoa, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) alerta para os cuidados que o consumidor têm de tomar na hora das compras. Além de conferir se o peso líquido do produto está especificado na embalagem, se a escolha recair sobre o ovo que contém brindes é necessário certificar-se de que leva o devido selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O selo atesta que aquele produto passou pelos ensaios exigidos para ser colocado dentro do alimento e indica a faixa etária adequada. O local certo para que o selo seja fixado é na embalagem do brinquedo e não na do ovo. Os consumidores mais atentos vão se lembrar de que o grupo Arcor e a Kraft Foods já fizeram recall de ovos no país.