Para atender à demanda nos dias de jogos da Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, e o da Pampulha vão ganhar 789 voos além dos que seriam oferecidos em dias normais. Ao todo, durante o Mundial, os dois aeroportos vão operar 7,7 mil voos, com 873 mil lugares. O incremento no número de passageiros, porém, não crescerá na mesma ordem de grandeza. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), enquanto o volume de pousos e decolagens vai crescer 11,4%, o total de passageiros esperado é apenas 3,7%(ou 32,3 mil pessoas) superior ao habitual. Isso ocorre porque o número de assentos varia conforme o tamanho das aeronaves. Os cálculos foram feitos considerando um período de 36 horas antes e depois de cada partida.
Das cidades-sede com maior movimentação, São Paulo terá o maior fluxo, com 2,8 milhões de assentos nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. No entanto, esse volume representa apenas 9% a mais no número de assentos regulares para o período. No Rio de Janeiro, serão 89 mil assentos extra para os terminais do Galeão e Santos Dumont, totalizando 881 mil. Em volume de operações, haverá um crescimento de cerca de 45% em função de 2,6 mil novos voos.
Segundo a Abear, em termos de quantidade de pousos e decolagens, o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, terá aumento de 64% no volume de pousos e decolagens no período, chegando a 5,5 mil voos e 560 mil assentos. Fortaleza também supera a margem de 60% com 826 voos extras, somados à malha de 1.350 deslocamentos regulares.
Da véspera da abertura do Mundial, em 11 de junho, ao dia seguinte à final dos jogos, 14 de junho, Azul, Avianca, Gol e TAM transportarão 7,2 milhões de passageiros apenas nas cidades-sede dos jogos. A ligação às cidades-sede terá um aumento superior a 31% no volume de operações. Serão adicionados 16,1 mil voos à malha regular nessas cidades durante o período dos jogos, totalizando 67,8 mil deslocamentos. A oferta de assentos cresce 9,7%, o que significa 645 mil novos lugares aos 6,6 milhões regulares.
De acordo com Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, os quase 2 mil voos que solicitados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dezembro de 2013 tinham o objetivo de otimizar as ligações entre essas cidades. “Esses voos serão realizados praticamente com a mesma frota que contávamos no final do ano passado. O principal elemento que nos permite realizar uma operação complexa como essa é planejamento”, explica.
TERMINAL INDUSTRIAL INAUGURADO
Será inaugurado hoje o Aeroporto Industrial do estado, localizado no sítio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. A construção ocupa área de 8 mil metros quadrados e foram investidos pelo governo de Minas cerca de R$ 17 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na construção e implementação da infraestrutura do espaço com área total tem 46 mil metros quadrados. A iniciativa surgiu como uma parceria entre o governo estadual, a Receita Federal e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto industrial terá política aduaneira especial. (Colaborou Marinella Castro)