Uma paralisação dos aeroviários provocou atrasos em quatro voos e filas nos setores de embarque na manhã desta segunda-feira, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Das 5h20 às 8h, o serviços de triagem de bagagem e verificação de passageiros no raio X foram interrompidos.
Segundo o presidente do Sindicato Aeroviário de Minas, Paulo de Társio, a ação ocorreu em protesto contra um possível aumento da jornada de trabalho que, segundo ele, contraria a legislação trabalhista do setor aeroviário. “Com a Copa se aproximando, a Infraero quer passar o expediente de seis para oito horas, mudando a representatividade de aeroviário para comerciário”, disse.
Ainda de acordo com Tarso, as atividades voltaram à normalidade depois de uma conversa entre a empresa que presta serviço de inspeção e de segurança no terminal. O sindicato afirmou que não haverá outras interrupções. "Depois dessa parada, foi aberto um canal diálogo". A Infraero confirmou o protesto dos aeroviários, mas contestou que carga a horária de trabalho dos aeroviários será aumentada.