A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiu nesta segunda-feira, depois de fechar a sessão anterior no menor nível em quase cinco anos. O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, perdeu força durante a tarde pressionado pela queda das ações da Petrobras. A bolsa teve alta de 0,34%, a 45.117 pontos, e o giro financeiro foi de R$ 7,7 bilhões.
A preferencial da Petrobras recuou mais de 1%. A ação da Gol Linhas Aéreas liderou os avanços do índice, com valorização acima de 3%, após divulgação de dados operacionais de fevereiro. Os papéis da construtora MRV Engenharia caíram mais de 5%, depois de recuarem 12,5% na sexta, por causa de resultados referentes ao quarto trimestre.
O dólar fechou perto da estabilidade nesta segunda. A moeda norte-americana teve queda de 0,07%, a R$ 2,3499. No mês, a divisa dos Estados Unidos tem alta de 0,21% e no ano acumula queda de 0,32%. A constante atuação do Banco Central (BC) no câmbio também ajudou a conter as oscilações da moeda dos EUA no mercado doméstico.