(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cresce número de belo-horizontinos inadimplentes, diz CDL

No mês de fevereiro, registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) tiveram alta de 2,63% na comparação com o mesmo mês de 2013


postado em 19/03/2014 11:16 / atualizado em 19/03/2014 11:46

O belo-horizontino está mais endividado, conforme revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH). De acordo com o levantamento feito pelo órgão, em fevereiro, o número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) teve alta de 2,63% na comparação com o mesmo mês de 2013. Já em janeiro deste ano, houve aumento de 5,94%, nesta mesma base de comparação. No acumulado deste ano, o índice de inadimplência teve alta de 4,25% e, na comparação com o mês imediatamente anterior,houve alta de 1,43%.


De acordo com a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, a elevação da taxa de juros e o aumento dos preços contribuíram para o maior endividamento dos moradores da capital. “Juntos, esses fatores contribuíram para a desorganização financeira dos consumidores, que acabaram tornando-se inadimplentes”, explicou.

Em fevereiro, os homens foram maioria no quesito inadimplência, com 54,03% das inclusões no SPC da CDL/BH. Considerando faixas etárias, consumidores de 30 a 39 anos foram os mais inadimplentes, com 24,84% dos registros.

Cancelamentos

Em fevereiro, houve queda de 3,83% ante janeiro no número de cancelamentos de registros junto ao SPC. Segundo a CDL-BH, o desempenho negativo deve-se ao fato de que, no início do ano, consumidores possuem muitas obrigações financeiras como IPVA, IPTU, despesas escolares, entre outras. Além disso, novamente, a alta taxa de juros contribui para a dificuldade na regularização de débitos anteriores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)