Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira o extrato de contrato para a concessão de 936,8 quilômetros da BR-040, ligando Brasília a Juiz de Fora (MG), passando por Belo Horizonte. Com isso, fica oficializado o contrato assinado no dia 12 de março, em solenidade no Palácio do Planalto.
De acordo com a Invepar, grupo vencedor do leilão, no primeiro ano serão duplicados cerca de 56 quilômetros, com implementação de 11 bases de pedágio e 21 postos de serviços de atendimento ao usuário, além de investimentos para que se possa operar a rodovia. "Seja questão de veículos operacionais, guinchos, ambulâncias, centros de controle, sedes administrativas", completou Túlio Abi-Saber, diretor-presidente da Concessionária BR-040, da Invepar. A tarifa será de R$ 3,22 para cada 100 quilômetros.
Segundo Abi-Saber, no caso da BR-040, a principal mudança que será percebida pelos motoristas é a recuperação da estrada. "Em alguns trechos, a rodovia está em estado bastante deteriorado e o contrato prevê que, em até nove meses do tempo de arrolamento de bens, toda rodovia estará recuperada. Pavimento, sinalização, conserva de faixa de domínio. Tudo isso estará em condições operacionais adequadas. Imediatamente o usuário já começa a perceber uma melhoria", afirmou.
Em seis meses, a empresa vencedora do leilão tem a obrigação de iniciar a operação da rodovia. “A concessão vai além da obra, é um serviço a que o usuário desta região não está acostumado. Se teve um acidente, tem um guincho, um serviço de inspeção", resume Abi-Saber.
Já em 2015, após a construção de 10% da duplicação da via, o pedágio poderá ser cobrado. Na avaliação da presidente, fica difícil cobrar do cidadão por um serviço que ele ainda não viu. "É importante sinalizar para quem paga pedágio que ele está sendo pago por uma obra que o beneficiará diretamente", justificou Dilma.